Uso do Laser em Cálculos Renais

O uso do laser para a remoção de cálculos renais é hoje um procedimento corriqueiro e aceito como opção de escolha para a abordagem de muitos tipos de litíase renal. Introduzido amplamente nos últimos anos, na realidade o laser já é usado há várias décadas para a fragmentação dos cálculos, mas foi somente a partir do aperfeiçoamento dos aparelhos endoscópicos urológicos e da melhora da segurança nas fontes de laser que esse procedimento passou a ser amplamente utilizado no tratamento do cálculo renal. 

 

Todo laser é igual?

 

  A fonte de energia laser utilizada para a retirada de cálculos renais é o holmiun laser. Existem várias fontes de energia laser utilizadas em medicina e para o uso urológico. O holmiun, por sua segurança e efetividade, passou a ser a fonte geradora de escolha para a fabricação dos aparelhos utilizados para esse fim.  Portanto, antes de submeter-se a um tratamento por laser, procure saber qual a fonte geradora desse laser e sua segurança na aplicação em uma determinada doença.

 

Como o holmium laser é utilizado para tratamento dos cálculos renais?

 

  É feita em um hospital, necessariamente internado e com anestesia. Por ser um procedimento cirúrgico, o paciente deve estar adequadamente orientado sobre os riscos e benefícios. Após anestesia, o ureteroscópio flexível é introduzido levando em seu interior a fibra laser. Após a visualização direta da pedra, o cirurgião aproxima o holmiun laser no cálculo e inicia a quebra do mesmo. Mesmo cálculos grandes e extremamente duros podem ser manipulados por essa técnica. Após a destruição completa do cálculo e retirada dos fragmentos, pode ser necessária a colocação de um cateter dentro de seu organismo (cateter duplo j) que será posteriormente retirado com um simples procedimento ambulatorial. 

  Dependendo do tamanho, anestesia e tipo de cirurgia, a alta pode ser dada no mesmo dia, com o retorno precoce as atividades rotineiras.

 

Quais são os tipos de aparelhos endoscópicos?

 

  Os aparelhos mais utilizados para a fragmentação das pedras são os nefroscópios e ureteroscópios (flexíveis ou rígidos). O nefroscópio é um aparelho introduzido através de um orifício na região lombar, pela pele, diretamente dentro do rim. Por esse pequeno orifício, o nefroscópio e introduzido e dentro dele vai a fibra laser que será encostada no cálculo e utilizada até a fragmentação completa da pedra. Os pedaços são então retirados. Já o ureteroscópio é um aparelho introduzido através do canal da urina (uretra). Seguindo os caminhos naturais da urina dentro do sistema urinário, os mais modernos ureteroscópios flexíveis são capazes de atingir o interior do rim, fazendo todas as curvas necessárias até ficar em contato com o cálculo, permitindo sua fragmentação.

 

Qual a diferença do laser com as fontes mais antigas de tratamento?

 

  A fonte de laser é mais segura e eficaz que as antigas fontes de fragmentação usadas para o tratamento dos cálculos renais. Por ser transmitida através de um fio muito fino e flexível, o holmiun laser pode ser usado em aparelhos extremamente delicados e pequenos, que conseguem ser introduzidos em locais tortuosos e de difícil acesso. Com isso, passou-se a ser possível o tratamento de cálculos dentro do rim através desse modo, eliminando, quando indicado, o uso da cirurgia convencional aberta, a litotripsia extracorpórea e a cirurgia percutânea.

  As fontes de energias utilizadas anteriormente não eram capazes de fragmentar adequadamente os cálculos mais resistentes. O risco de lesões das paredes internas das estruturas era muito grande devido à demora e número de impactos para quebrar o cálculo. Os fragmentos eram muito grandes e não podiam ser retirados de dentro do organismo. Com o advento do laser, a fragmentação interna da pedra passou a ser muito mais rápida e eficaz, chegando a ocorrer uma vaporização do cálculo, facilitando o procedimento cirúrgico.

Agende sua

Consulta

Entre em contato através do telefone

(44) 3262-3187 ou, se preferir,

deixe uma mensagem no formulário.

Entre em contato
1
Entre em contato