Diário Miccional

O diário miccional solicitado por seu médico consiste em registrar em uma folha a sua rotina para urinar e o volume de líquidos que toma, bem como o horário. Com esse instrumento, é possível fazer o diagnóstico de doenças, bem como controlar o tratamento. Desse modo, o diário miccional constitui-se em um dos mais importantes métodos a ser empregado no seu tratamento, algumas vezes mais importante que muitos outros exames pedidos e remédios que possam ser prescritos. Não poupe esforços para registrar adequadamente os dados na tabela. Embora possa parecer algo sem valor, as informações obtidas no diário podem influenciar em muito o seu tratamento.

  Registre o exame durante o seu dia habitual, de trabalho ou em casa. Você deve anotar o volume de líquido que normalmente tomaria enquanto trabalha ou está no ambiente domiciliar. Do mesmo modo, em relação ao hábito para urinar, não procure controlar os dados, lembrando-se que está fazendo algo fora da sua rotina. Apenas anote o que normalmente faz. Outro cuidado importante é o registro de seu diário em, pelo menos, 2 dias não consecutivos.  Por exemplo, uma segunda ou quarta e um sábado, não necessariamente na mesma semana. Embora possa parecer muito trabalhoso, é importante não deixar de anotar nenhuma micção e ingestão de líquidos com seus respectivos volumes.

  Para iniciar o diário, escolha um dia. Após acordar, comece a anotar todas as informações durante as próximas 24 horas, mesmo durante à noite, quando acorda para urinar ou tomar líquidos. Para medir o líquido que urina, será necessário levar um recipiente coletor (urinol, comadre, por exemplo) e outro frasco medidor para aferir o volume. Após urinar, coloque o líquido no medidor, anote volume e jogue fora a urina. Do mesmo modo, para registro do líquido que ingere, use um copo com medidor. Não é necessário medir volumes pequenos, como por exemplo, um copinho de café. Encerre a medição no dia seguinte, quando acordar.

  Quando você apresenta urgência ou perdas de urina, será importante registrar como foi a perda, qual o seu desejo para urinar e o volume aproximado de incontinência, conforme demonstra a tabela. Não se esqueça de registrar o que se passa em seu dia normal, não fique tentando controlar o que você faria rotineiramente durante o seu cotidiano.

Agende sua

Consulta

Entre em contato através do telefone

(44) 3262-3187 ou, se preferir,

deixe uma mensagem no formulário.

Entre em contato
1
Entre em contato